terça-feira, 21 de agosto de 2007

esse é o sítio tribess. é lá q moram os meus problemas. só até 2ª feira.



Pomerode recebe ministros para lançamento nacional dos Roteiros de Imigração

Em todo o país, Pomerode é reconhecida por ser “a cidade mais alemã do Brasil”. A forte identidade étnico-cultural herdada dos primeiros colonizadores, vindos da região norte da Alemanha há mais de um século, faz do município, mais uma vez, uma referência nacional.

Na Segunda-feira, dia 27 de agosto, a cidade recebe ministros, embaixadores e representantes do governo federal e estadual para a cerimônia de lançamento do projeto Roteiros Nacionais de Imigração - Santa Catarina, uma iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O verde imaculado das pastagens do sítio Tribess, uma pequena propriedade rural localizada no interior do bairro Wunderwald, foi escolhido como cenário ideal para representar as intenções desta experiência pioneira. Iniciado em Santa Catarina, desde a década de 1980, o projeto se dedica a reconhecer e valorizar a contribuição das diversas etnias que compõem o painel cultural brasileiro, seja através da culinária, música, arquitetura, do modo de vida ou de quaisquer outras formas de expressão.

Ao mesmo tempo em que se propõe a reconhecer o legado dos imigrantes por meio de tombamentos federais, a iniciativa se coloca como uma alternativa viável de sustentabilidade das pequenas propriedades agrícolas, desenvolvendo suas potencialidades turísticas e do agronegócio.

Em terras catarinenses, o projeto inicialmente ressalta espaços e tradições remanescentes da peregrinação alemã, italiana, polonesa e ucraniana, vistos em vinte municípios. A série de bens selecionados reflete a influência dos ocupantes, os modos de produção familiar, as técnicas construtivas e as expressões culturais trazidas pelos imigrantes. A proposta é de se inventariar outras culturas e demais estados, posteriormente.

Competido de demonstrar ao vivo a essência dos Roteiros de Imigração, o evento em Pomerode contará com a presença do ministro da Cultura Gilberto Gil, da ministra do Turismo Marta Suplicy e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, além de representantes do governo de Santa Catarina, do SEBRAE/SC, e dos prefeitos dos municípios que integram as regiões de imigração do Estado.

A cerimônia acontece a partir das 14h, seguida da assinatura do Termo de Cooperação, documento que institui efetivamente os Roteiros Nacionais de Imigração. Seu objetivo é garantir a preservação do patrimônio, envolvendo responsabilidades de demais órgãos do poder público e de outros parceiros.

Na ocasião, o Iphan lançará também uma nova ferramenta de proteção do patrimônio nacional, que é a chancela “Paisagem Cultural”. Esse conceito é utilizado pela Unesco desde a Convenção de 1972 e tem como função reconhecer porções singulares dos territórios, onde a inter-relação entre a cultura humana e o ambiente natural confere à paisagem uma identidade singular.

Após a solenidade, a comitiva e convidados percorrerão algumas estradas rurais na localidade de Testo Alto, em Pomerode, e no Vale do Rio da Luz, em Jaraguá do Sul, conjuntos rurais que estão em processo de tombamento federal pelo Iphan.

Informações sobre o projeto: www.iphan.gov.br

Nenhum comentário: